Cinco mil produtos brasileiros terão imposto de importação zerado na União Europeia, afirma CNI
De acordo com a entidade, 54,3% dos itens negociados no acordo terão tarifa reduzida na UEUm levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais de cinco mil produtos brasileiros terão imposto de importação zerado na União Europeia por conta do acordo firmado entre o bloco europeu e o Mercosul.
De acordo com a CNI, 54,3% dos itens negociados no acordo terão seus impostos de importação zerados na UE assim que o contrato entre os blocos entrar em vigor.
O processo de entrada, com impostos zerados, dos bens industriais europeus no Mercosul, entretanto, vai acontecer de forma gradual.
“Já do lado do Mercosul, o Brasil terá prazos mais longos, entre 10 e 15 anos, para reduzir tarifas de 44,1% dos produtos (4,4 mil itens), assegurando uma transição gradual e previsível", disse a CNI.
O período de transição busca proteger as indústrias sul-americanas, que hoje são menos competitivas que as europeias. A CNI compreende essa preocupação: “assegura uma transição gradual e previsível”, afirma a entidade.
Fonte: Reprodução | g1 | VEJA
