Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Ação SINPatinhas emite 40 identidades de pets na manhã desta sexta(23)

Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina
Redação

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, realizou na última sexta-feira (23) uma ação especial de emissão da Carteira de Identidade para pets (cães e gatos), por meio do programa SINPatinhas. A iniciativa ocorreu no Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina, e reuniu tutores, protetores e representantes de entidades de proteção animal. Durante a ação, foram emitidas cerca de 40 identidades para os animais.

Foto: SSP-PIIdentidade animal
Identidade animal

A iniciativa faz parte de um esforço para ampliar o cadastramento de animais domésticos em todo o estado. O objetivo é que as Unidades de Serviços Digitais do Instituto ofereçam suporte aos tutores que têm dificuldade de acessar o sistema de forma autônoma.

Neto, tutor do cão Bento, um dos primeiros a receber a carteirinha, destacou a importância da iniciativa. “Eles são da família. Ter um documento que ajuda a protegê-los é um avanço e uma felicidade”, afirmou.

Para Marcelo Mascarenha, superintendente do Instituto de Cidadania Digital, o projeto representa um avanço na forma de pensar a cidadania.
“Com o SINPatinhas, reforçamos o papel do Instituto como espaço de cuidado e responsabilidade social. Queremos facilitar a vida dos tutores e contribuir com a proteção e o bem-estar dos animais”, disse.

Foto: SSP-PISecretario Chico Lucas acompanhou a emissão das primeiras identidades
Secretario Chico Lucas acompanhou a emissão das primeiras identidades

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que o objetivo da ação é facilitar a vida de quem não tem letramento digital. “O SINPatinhas vai ser expandido para o interior. Vamos aproveitar as estruturas dos postos de identificação, que são chamadas agora de unidades de serviços digitais. Então, qualquer serviço oferecido digitalmente vai também ser oferecido para a população, como matrícula escolar, tirar a carteira de identidade dos pets e outros serviços que nós vamos incorporar no dia a dia do letramento digital e da transformação digital tão abraçada pelo governador Rafael Fontelis”, comentou.

Neste primeiro momento, o serviço está disponível na unidade sede, em Teresina (Rua Clodoaldo Freitas, 729, Centro), e será gradualmente expandido para os principais postos regionais do Instituto nos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.

 

 

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente