Ação SINPatinhas emite 40 identidades de pets na manhã desta sexta(23)
Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de TeresinaA Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, realizou na última sexta-feira (23) uma ação especial de emissão da Carteira de Identidade para pets (cães e gatos), por meio do programa SINPatinhas. A iniciativa ocorreu no Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina, e reuniu tutores, protetores e representantes de entidades de proteção animal. Durante a ação, foram emitidas cerca de 40 identidades para os animais.

A iniciativa faz parte de um esforço para ampliar o cadastramento de animais domésticos em todo o estado. O objetivo é que as Unidades de Serviços Digitais do Instituto ofereçam suporte aos tutores que têm dificuldade de acessar o sistema de forma autônoma.
Neto, tutor do cão Bento, um dos primeiros a receber a carteirinha, destacou a importância da iniciativa. “Eles são da família. Ter um documento que ajuda a protegê-los é um avanço e uma felicidade”, afirmou.
Para Marcelo Mascarenha, superintendente do Instituto de Cidadania Digital, o projeto representa um avanço na forma de pensar a cidadania.
“Com o SINPatinhas, reforçamos o papel do Instituto como espaço de cuidado e responsabilidade social. Queremos facilitar a vida dos tutores e contribuir com a proteção e o bem-estar dos animais”, disse.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que o objetivo da ação é facilitar a vida de quem não tem letramento digital. “O SINPatinhas vai ser expandido para o interior. Vamos aproveitar as estruturas dos postos de identificação, que são chamadas agora de unidades de serviços digitais. Então, qualquer serviço oferecido digitalmente vai também ser oferecido para a população, como matrícula escolar, tirar a carteira de identidade dos pets e outros serviços que nós vamos incorporar no dia a dia do letramento digital e da transformação digital tão abraçada pelo governador Rafael Fontelis”, comentou.
Neste primeiro momento, o serviço está disponível na unidade sede, em Teresina (Rua Clodoaldo Freitas, 729, Centro), e será gradualmente expandido para os principais postos regionais do Instituto nos municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.
Fonte: Revista40graus e colaboradores