Autor do livro ‘Ainda Estou Aqui’ é agredido em bloco de carnaval
O autor e alguns integrantes do bloco confrontaram o responsável pelo atoO Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta realizou neste domingo (23) uma homenagem especial ao escritor e músico Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, obra que inspirou o filme de Walter Salles, atualmente indicado ao Oscar. No entanto, a celebração foi marcada por um momento de tensão quando um folião arremessou uma lata de cerveja em direção ao homenageado, provocando um princípio de tumulto.
Apesar do incidente, o bloco seguiu com sua programação, que incluía um desfile em reconhecimento à trajetória de Marcelo. O autor e alguns integrantes do bloco deixaram o cordão de isolamento para confrontar o responsável pelo ato, o que acabou intensificando a confusão. "Cadê o segurança?", questionou uma mulher presente, indignada com o ocorrido.

Membros da organização intervieram rapidamente para conter os ânimos e separar os envolvidos, garantindo que o evento pudesse continuar em segurança. A festa prosseguiu sob o comando musical de Wilson Simoninha, cofundador do cortejo, que animou os foliões até o final do evento.
Marcelo Rubens Paiva comentou o episódio em entrevista ao UOL, minimizando o impacto do ataque. “Apesar do susto, está tudo bem, não machucou. O cara jogou cerveja na cara. Eu não entendi por que fui atacado”, disse o escritor, lamentando o desrespeito. Ele também destacou que o ato agressivo foi dirigido a um cadeirante que apenas queria se divertir durante o desfile. “Jogar uma mochila na cara de porta-bandeira, cadeirante, que quer se divertir”, completou.
Visivelmente emocionado, Marcelo agradeceu a homenagem feita pelo bloco, ressaltando a importância do reconhecimento de sua obra em um ambiente tão festivo. “Estou muito feliz. São 16 anos e é a minha história”, destacou.
O filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, concorre em três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. A cerimônia será realizada no domingo de Carnaval, em 2 de março, marcando a primeira vez que um longa-metragem brasileiro disputa a principal estatueta da premiação.