Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Piauí continua vitrine nacional em combate a roubos de celular

Comitiva de Alagoas visita estado para conhecer ações que reduziram crimes e viraram referência no Nordeste
Redação

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) recebeu, nesta terça-feira (2), uma comitiva do Governo de Alagoas que, ao participar da Assembleia do Consórcio Nordeste, decidiu aproveitar a viagem para conferir de perto como o estado que antes era lembrado por calor e cajueiros agora também é conhecido por dar baile no combate ao roubo e furto de celulares.

Foto: SSP-PIComitiva de Alagoas visita SSP-PI
Comitiva de Alagoas visita SSP-PI

No encontro, realizado na sede da SSP-PI, em Teresina, os visitantes conheceram o programa “Meu Celular de Volta”, responsável por recuperar aparelhos, derrubar índices de criminalidade e, claro, aumentar o bom humor da população — afinal, poucas coisas trazem mais alegria que recuperar o telefone que o ladrão jurava já ter “virado passado”.

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas, destacou que o diálogo com gestores de outros estados fortalece ações conjuntas e multiplica resultados. Ele apresentou também os sistemas CellGuard e LupaApp, ferramentas que transformaram o Piauí em referência no rastreamento de celulares roubados.
Traduzindo: aqui, bandido que pega celular alheio corre sério risco de virar notificação instantânea no sistema.

Foto: SSP-PIComitiva de Alagoas visita SSP-PI
Comitiva de Alagoas visita SSP-PI

Do lado alagoano, o secretário de Comunicação Wendel Palhares reconheceu o avanço piauiense e afirmou que o estado está de olho para replicar as boas práticas. A comitiva visitou várias secretarias e saiu convencida de que o Piauí não está apenas fazendo o dever de casa — está, no mínimo, escrevendo o manual.

Segundo Palhares, conhecer quem desenhou e executa a política pública ajuda a estruturar projetos com mais eficiência. E, claro, ver um exemplo funcionando ao vivo dispensa PowerPoint.

No fim do dia, ficou a impressão que tem virado rotina: quando o assunto é segurança pública inteligente, o Piauí é quem dá aula — e os outros estados é que tiram foto do quadro.

Fonte: Revista40graus, SSP-PI, mídias e colaboradores

Comente