Servidores da FMS protestam contra descumprimento de remuneração mínima
Em junho, foi sancionada a lei que fixa a remuneração mínimaServidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (30) em frente ao órgão alegando que a remuneração mínima não está sendo aplicada. Em junho, foi sancionada a lei que fixa a remuneração mínima de R$ 1.518 para servidores públicos efetivos ativos e inativos da Administração Direta e Indireta do Município de Teresina.

Meio de comunicação entrou em contato com a FMS que informou que o assunto era de responsabilidade da Prefeitura de Teresina. Já a Secretaria de Finanças repassou a responsabilidade para a Fundação Municipal de Saúde. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Afinal de contas há ou não gestão na Prefeitura de Teresina? Ficou evidente um empurra de responsabilidades que prejudica os servidores e por fim a população que precisa dos serviços da FMS/Prefeitura de Teresina.

Um dos funcionários da FMS, que preferiu não se identificar, afirmou ao Cidadeverde.com que a lei não vem sendo cumprida. Segundo ele, o contracheque deste mês de junho mostra que está sendo aplicado o vencimento, acrescido de taxa de insalubridade e complementação de carga horária para se chegar ao salário mínimo.
“O que era para estar fora do salário mínimo continua inclusa, que é a insalubridade e a complementação de carga horária 30 por 40 que a Prefeitura se utiliza de outra nomenclatura, mas que se chamam horas extras que os servidores trabalham a mais. Ou seja, ela e a insalubridade estão sendo somadas para se chegar ao salário mínimo”, denuncia um dos servidores.

O grupo funcional básico, composto por agentes de portaria, motorista e auxiliar a serviços gerais, reivindica também o não recebimento do retroativo referente aos meses de janeiro a maio quanto ao salário mínimo.
Durante a manifestação desta manhã (30), os servidores foram informados pela FMS que o sistema estava parado e que após retornar iriam avaliar a situação.
Fonte: Revista40graus e colaboradores