Silvio Mendes lança edital do "Minha Casa, Minha Vida" com mais de 1.000 unidades
Programa do Governo Federal atenderá Teresina via PrefeituraNa sede da Prefeitura de Teresina o prefeito, Silvio Mendes e o secretário de Planejamento, Marco Antônio Ayres, lançaram nesta quinta-feira (8) o edital para o programa “Minha Casa, Minha Vida” com 1.008 unidades habitacionais e a possibilidade de realizar as inscrições online. Está prevista a construção de mais 2 mil unidades na cidade. As novas unidades ajudarão a reduzir o déficit de cerca 30 mil moradias registrado hoje na capital.

Por volta das 13h20 foi publicado o edital do programa, informando que as inscrições vão abrir no dia 26 maio e seguem até o dia 1º de junho de 2025.
Para agilizar e garantir que mais pessoas tenham a possibilidade de concorrer a uma das unidades, foi criada pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) um sistema para ser realizada a inscrição online dos interessados pelo: https://mcmv.teresina.pi.gov.br, que ficará disponível quando as inscrições forem abertas.
Como novidade neste edital os imóveis serão localizados em pontos mais centrais da cidade. Para participar, os interessados devem estar inscritos e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), além de possuir renda familiar de até R$ 2.850. A construção das unidades habitacionais está em andamento e são do tipo apartamento. São seis empreendimentos nas zonas Sul, Sudeste e Leste.
No edital consta o sistema que será utilizado para a hierarquização dos candidatos.
O prefeito Silvio Mendes informou que existe a previsão de construção de mais duas mil unidades habitacionais pelo programa.
“Nós estamos com uma empresa da construção civil e o que é que nós temos hoje, atualmente, cerca de mil casas em construção, duas mil se preparando para começar e agora mais mil casas. Então Teresina está ganhando quatro mil casas para quem não tem casa para morar”, afirmou.

Já o secretário de Planejamento salientou que os imóveis serão localizados em locais mais centrais.
“Eles são bem localizados, porque eles são localizados em pontos que têm a infraestrutura básica feita, como não era como antigamente, que eram feitos próximo de Teresina. São bem localizados e no próximo ano a prefeitura vai inclusive tentar fornecer áreas da prefeitura para baratear o imóvel em locais que têm a infraestrutura básica. Hoje o déficit habitacional aqui na capital chega a 30 mil casas. Bate com os números do IBGE”, finalizou.
As primeiras 160 casas devem ser entregues ainda no segundo semestre deste ano.
São requisitos para realizar a inscrição o cadastro:
- Possuir inscrição, atualizada como responsável familiar no Cadastro Único (CadÚnico), no município de Teresina, anterior a data das inscrições prevista no município de Teresina;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Perceber renda bruta mensal familiar de até R$ 2.850,00 (dois mil oitocentos e cinquenta reais). Para fins de enquadramento de cálculo da renda bruta familiar não devem ser considerados o Benefício de Prestação Continuada-BPC, Bolsa Família-BF, Seguro Desemprego, benefícios temporários de natureza indenizatória, assistencial ou previdenciária, como auxílio-doença, auxílio-acidente e/ou outros benefícios assistenciais temporários provenientes do Governo Federal.
O que é Cadúnico
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.
Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. O cadastro é de graça.
Para se cadastrar é necessário:
- Um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade ou sua carteira de trabalho.
- Além disso, precisa levar o seu CPF (preferencialmente) ou seu Título de Eleitor
um comprovante de residência. Se você não tem comprovante de residência, deve fazer uma declaração, informando onde mora.
- Além dos seus documentos, você deve levar pelo menos um documento de cada pessoa da sua família: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor.
- Cada pessoa deve estar cadastrada com a sua família.
O Cadúnico é possível ser realizado em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Revista40graus e colaboradores