Trabalhadores da limpeza param atividades por atraso salarial em Teresina
Segundo os profissionais, existem benefícios com quatro meses de atraso, como ticket alimentaçãoNesta terça-feira (11), trabalhadores da limpeza pública de Teresina realizaram uma manifestação em frente à empresa Consórcio Aurora/Recicle. Além da mobilização, os profissionais suspenderam as atividades de capina e coleta de lixo na cidade. No entanto, os trabalhadores responsáveis pela limpeza das unidades de saúde mantiveram seus serviços normalmente.
O presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda, relatou que os funcionários denunciam diversos problemas, como atraso no pagamento dos salários, falta de pagamento do vale-alimentação, atraso na segunda parcela do 13º salário, além de pendências relacionadas ao vale-transporte, plano de saúde e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Procurado pela Revista 40 graus, um trabalhador relatou que existem benefícios, como o ticket alimentação, que estão em inadimplência por quatro meses. "Não são todos que estão com o salário atrasado, mas também temos FGTS e um monte de direitos atrasados", enfatizou o servidor que preferiu não ser identificado.

Outro lado
Em resposta, a Prefeitura de Teresina, por meio de uma nota oficial, explicou que está realizando uma auditoria nas dívidas herdadas da gestão anterior. A administração também afirmou que os pagamentos dos servidores da limpeza estão sendo processados e que todas as empresas contratadas devem seguir os trâmites necessários para a realização dos pagamentos.
A Secretaria de Finanças (Semf) explicou que a atual gestão encontrou uma situação financeira delicada e está tomando medidas rigorosas para analisar as dívidas, a fim de garantir que os pagamentos sejam feitos dentro da capacidade financeira do município. A nota também informou que a requisição de pagamento dos serviços de coleta de lixo está prevista para ser recebida no dia 11 de fevereiro de 2025.
A Prefeitura enfatizou que, até o momento, apenas a empresa Servi-San formalizou a solicitação de pagamento, a qual já foi quitada. As demais empresas contratadas seguem aguardando a tramitação necessária para que os pagamentos sejam efetuados.
Confira a nota da Secretaria de Finanças (Semf):
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Finanças (SEMF), recebeu da gestão anterior uma situação financeira extremamente delicada, com um passivo significativo ainda em fase de levantamento. Diante desse cenário, a administração atual mantém seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.
As dívidas herdadas estão sendo submetidas a um rigoroso processo de auditoria, garantindo que qualquer negociação e programação de pagamento sejam conduzidas de forma criteriosa e dentro da capacidade financeira do município.
Com relação às despesas da atual administração, a Prefeitura reforça que todas as empresas contratadas devem apresentar suas medições aos órgãos competentes para que sejam adotados os trâmites necessários, incluindo empenho, orçamento e requisição de pagamento.