Diretor do Interpi participa de reunião no Banco Mundial
A gestão fundiária no Piauí foi discutida.Em Washington, diretor do Interpi, Rodrigo Cavalcante, participou de reunião no Banco Mundial sobre parcerias para gestão fundiária no Piauí.

A atuação do Interpi foi destacada como exemplo na condução de políticas públicas voltadas à regularização de terras no estado.
O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) participou, nessa terça-feira (6), de uma reunião estratégica com representantes do Banco Mundial, do programa internacional The Land Facility, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), durante a Conferência de Terras 2025, promovida pelo banco, em Washington (EUA).
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Land Facility, uma iniciativa global financiada pelo governo do Reino Unido por meio do Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO). O programa atua em parceria com governos nacionais para apoiar reformas fundiárias eficazes, sustentáveis e adaptadas a contextos locais, promovendo o uso responsável da terra, o crescimento inclusivo e a estabilidade social.
A The Land Facility oferece assistência técnica, apoio institucional e desenvolvimento de capacidades para fortalecer a administração fundiária, com foco especial em regiões da América Latina, África e Sudeste Asiático.
Na ocasião, a atuação do Interpi foi destacada como exemplo de boas práticas em governança fundiária, sendo utilizada pelo Banco Mundial como um case de sucesso na condução de políticas públicas voltadas à regularização de terras no estado do Piauí.
“O reconhecimento da experiência do Piauí como referência internacional reforça nosso compromisso com uma governança fundiária moderna, inclusiva e sustentável”, afirmou o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, que representou o estado na reunião.

Uma nova rodada de reuniões técnicas está prevista para o mês de junho, desta vez no Brasil, com a participação da equipe do Banco Mundial e da Land Facility, visando o aprofundamento das articulações iniciadas em Washington.
A aproximação com agentes internacionais é interessante para a inserção do Interpi em redes globais de gestão fundiária e amplia o potencial de parcerias que beneficiem o desenvolvimento rural, a justiça social e o uso sustentável da terra no Brasil em especial no Piauí.