EUA divulgam lista com 694 produtos brasileiros isentos do novo Tarifaço
Medida entra em vigor em agosto; suco de laranja, combustíveis e minérios estão entre as exceçõesEm meio à tensão comercial provocada pela nova ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo norte-americano divulgou uma lista com 694 produtos brasileiros que não serão afetados pela tarifa extra de 50% sobre importações. A medida, anunciada oficialmente nesta terça-feira (30), entra em vigor no dia 6 de agosto.

A decisão surpreendeu o mercado e trouxe alívio parcial para setores estratégicos do Brasil. Entre os produtos isentos da sobretaxa, estão o suco e a polpa de laranja, petróleo e derivados, fertilizantes, minérios, celulose, polpa de madeira e aeronaves civis, além de peças e motores para aviação. A tarifa normal de 10% continuará valendo para esses itens.

A lista completa foi publicada como anexo da Ordem Executiva e está disponível no site oficial da Casa Branca. A exceção de centenas de produtos se deu, segundo analistas, por questões de interesse mútuo entre os dois países, especialmente em áreas como aviação, energia e mineração.

Contudo, itens importantes da pauta de exportação brasileira ficaram de fora da isenção, como o café, frutas e carnes — o que preocupa produtores e entidades representativas do agronegócio. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) já iniciou uma mobilização diplomática para tentar reverter a inclusão do grão na lista de produtos tarifados.
O novo pacote tarifário faz parte de uma ofensiva econômica do governo Trump contra o que classificou como “desequilíbrio comercial prolongado” com o Brasil. Especialistas avaliam que a medida pode gerar impacto direto na balança comercial, especialmente se for mantida por um período prolongado.
Enquanto isso, setores beneficiados pela isenção seguem acompanhando com atenção os desdobramentos da medida. A indústria de aviação, por exemplo, considerada estratégica tanto no Brasil quanto nos EUA, foi poupada integralmente da tarifa, incluindo aeronaves, motores e componentes.

A medida é temporária, mas representa mais um capítulo na recente escalada protecionista dos EUA frente a seus parceiros comerciais. O Itamaraty ainda não se pronunciou oficialmente sobre a lista divulgada, mas fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores afirmam que o governo brasileiro trabalha para preservar a competitividade de seus produtos no mercado norte-americano.
Confira a lista completa dos Produtos no Site Oficial da Casa Branca: https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2025/07/addressing-threats-to-the-us/

Fonte: Agencia Brasil