Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Lula critica austeridade e diz que modelo “não deu certo em nenhum país”

Durante reunião do banco do Brics, o presidente afirmou que o sistema desfavorece os mais pobres
Redação
Foto: Reprodução | InternetPresidente Lula
Presidente Lula

O presidente Lula criticou, nesta sexta-feira (4), o modelo de austeridade e afirmou que ele “não deu certo em nenhum país do mundo”. A declaração foi feita durante reunião do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como banco do Brics.

“O modelo da austeridade não deu certo em nenhum país do mundo. A chamada austeridade exigida pelas instituições financeiras levou os países a ficarem mais pobres. Toda vez que se fala de austeridade, o pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico. É isso que acontece no mundo de hoje e é isso que temos que mudar”, afirmou.

Além da crítica ao modelo, o presidente também falou sobre a falta de liderança no cenário internacional e sugeriu discussões sobre a criação de uma nova moeda.

“Essas lideranças políticas é que têm que tomar as decisões sobre as questões econômicas. Por isso que a discussão de vocês [representantes do banco] sobre uma nova moeda de comércio é extremamente importante. É complicado? Eu sei. Tem problemas políticos? Eu sei. Mas se a gente não encontrar uma nova fórmula, a gente vai terminar o século 21 igual a gente começou o século 20. E isso não será benéfico para a humanidade”, analisou Lula.

Fonte: Reprodução | Folha de S. Paulo

Comente