ONU aprova resolução que apoia a criação de um Estado Palestino
Documento, que teve 142 votos favoráveis, exige desarmamento do Hamas
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta sexta-feira (12), uma resolução não vinculante que acata a solução de dois Estados para Israel e Palestina, mas exclui a participação do grupo terrorista Hamas.
O texto, apresentado por França e Arábia Saudita, foi aprovado por 142 votos a favor, 10 contra (incluindo Israel, Argentina, Estados Unidos, Paraguai e outros) e 12 abstenções.
O documento condena, de maneira direta, o Hamas, exigindo que o grupo entregue suas armas, e indica que o reconhecimento oficial de um Estado Palestino só ocorrerá sem a presença deste grupo radical.
A resolução também solicita uma ação coletiva para encerrar a guerra em Gaza e “alcançar uma solução justa, pacífica e duradoura para o conflito israelense-palestino, baseada na implementação efetiva da solução de Dois Estados”.
Israel diz “rejeitar totalmente" a resolução. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Oren Marmorstein, publicou, em suas redes sociais, que a decisão é “vergonhosa” e “encoraja o Hamas a continuar a guerra".
Fonte: Reprodução | g1 | UOL