Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja comercial
Confirmação do foco leva China e UE a suspenderem temporariamente as importações de carne de frango
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (15), a detecção de um foco de gripe aviária em uma granja comercial, no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul.
Este é o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país. Segundo informações do Governo Federal, o vírus circula desde 2006, especialmente nos continentes africano e asiático, além do norte do continente europeu.
O Mapa esclarece que a doença não é transmitida pelo consumo de carnes e ovos de aves, e tranquiliza a população brasileira afirmando não haver risco à segurança no consumo de produtos inspecionados.
As medidas cabíveis, previstas no plano nacional de contingência, para contenção e erradicação do problema já foram iniciadas e garantem não apenas a eliminação da doença como também asseguram a capacidade produtiva do setor.
Reações ao redor do planeta
Após a divulgação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade em um matrizeiro brasileiro de aves, China e União Europeia suspenderam importações da proteína de frango brasileira por 60 dias. As informações foram confirmadas por Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.
Trata-se de uma medida prevista em cláusula contratual. Com o registro de qualquer caso de gripe aviária, as importações são interrompidas de forma automática, como forma de precaução sanitária.
Fonte: Reprodução | G1 | Governo Federal | Folha de S. Paulo