“Meu Celular de Volta”, do Piauí, é apresentado em debate sobre roubos e furtos
O encontro aconteceu na Câmara Municipal de São PauloNa manhã desta terça-feira (14), representantes das forças de segurança do Piauí participaram de uma série de atividades na Câmara Municipal de São Paulo, durante a apresentação do Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Enfrentamento à Rede de Receptação e Recuperação de Celulares Roubados e Furtados.
A comitiva piauiense foi formada pelo superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Matheus Zanatta, pelo diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, e pelo diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Yan Brainer. O grupo atendeu a um convite da bancada do PT na Câmara de Vereadores de São Paulo para apresentar a experiência do Piauí com o projeto “Meu Celular de Volta”, que tem obtido resultados positivos na recuperação de aparelhos e na redução dos índices de roubos e furtos.

Durante a agenda, os representantes da SSP-PI participaram de uma coletiva de imprensa e de uma audiência pública da Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara. O debate contou ainda com a presença de vereadores, representantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e da Ouvidoria da Polícia de São Paulo.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, o Piauí tem alcançado avanços significativos no combate a esse tipo de crime. “Na ocasião, apresentamos os resultados que o Estado do Piauí tem alcançado no combate aos roubos e furtos de celulares. Relatamos o trabalho desenvolvido nos últimos três anos, que resultou em uma redução de 50% no número diário de roubos de aparelhos e também na taxa de roubos por 100 mil habitantes. São números muito positivos para o nosso Estado, e queremos vê-los sendo repetidos em outras regiões do país”, destacou.
O projeto em tramitação em São Paulo prevê a criação de mecanismos para facilitar a devolução de aparelhos às vítimas, inibir o comércio clandestino e reduzir os índices de criminalidade. Entre as medidas, estão o registro e o cadastro de aparelhos telefônicos, a criação de uma plataforma digital de acompanhamento e campanhas educativas sobre o uso do código IMEI e de aplicativos de segurança.
A iniciativa paulista foi inspirada na experiência do Piauí, que implantou o projeto “Meu Celular de Volta”, baseado em ações integradas entre forças policiais, tecnologia de rastreamento e articulação com operadoras de telefonia.
O delegado Matheus Zanatta, ressaltou que o reconhecimento da experiência piauiense reflete o trabalho conjunto das equipes de segurança.
“É motivo de muito orgulho ver o projeto ‘Meu Celular de Volta’, desenvolvido no Piauí, servir de referência para outros estados e capitais do país. Esse reconhecimento mostra que o trabalho integrado entre inteligência, tecnologia e ações de campo tem dado resultados concretos no enfrentamento ao roubo e furto de celulares. Participar deste evento em São Paulo é uma oportunidade de compartilhar a nossa experiência e, ao mesmo tempo, aprender com outras realidades para seguirmos aprimorando o programa”, finalizou o superintendente.
Fonte: Revista40graus e colaboradores