Operação contra facção que invadiu unidades habitacionais termina com 20 presos
Polícia diz que irá ampliar açõesA Operação Retomada, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nesta terça-feira (6), contra membros de facções criminosas que invadiram unidades do residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, resultou na prisão de 20 pessoas. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, afirmou que a ação é resultado da integração entre as forças de segurança, órgãos municipais, Judiciário e Ministério Público.

“Tivemos 20 pessoas presas até então, além da apreensão de armas, celulares e materiais que vinculam todos esses indivíduos a essa facção criminosa. Foi uma operação muito exitosa, uma ação no contexto do Pacto pela Ordem, atendendo a uma diretriz do nosso secretário e do delegado-geral. Uma ação integrada que envolveu todo o sistema de segurança pública, e o próprio Poder Judiciário e o Ministério Público entenderam a importância do deferimento dessas medidas cautelares”, frisou.
Ao anunciar recentemente a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida em Teresina, o secretário municipal de Planejamento (Semplan), Marco Antônio Ayres, informou sobre a existência de unidades cujos reais proprietários haviam sido expulsos por integrantes de facções criminosas. Ele destacou ainda o contato com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que realizou o monitoramento da situação e determinou a execução de ações policiais para o enfrentamento do problema.
Ao todo, 144 apartamentos foram alvos de mandados de busca e apreensão. As investigações apontam que as unidades habitacionais eram usadas como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes. As invasões incluíam a expulsão de moradores, com os imóveis sendo transformados em bases operacionais da organização criminosa e em locais de intimidação sistemática à população, mediante imposição do silêncio por meio de coerção.

A tendência é que novas operações, semelhantes à realizada no residencial Torquato Neto, sejam deflagradas em outras regiões de Teresina e no interior do estado. “Nosso propósito e objetivo é expandir ainda mais essas ações, visitar todas as regiões da capital e do interior do estado onde identificarmos a presença desses criminosos. Já temos uma série de ações prontas para serem deflagradas, na sequência, em outros residenciais, com esse propósito maior de jamais permitir que essas facções interfiram na rotina das famílias piauienses”, afirmou Charles Pessoa.

Após a recuperação dos imóveis, a intenção é identificar os reais proprietários e garantir que eles retornem em segurança às suas propriedades. “Depois que tivermos todas essas informações coletadas, a própria SSP, junto com outras instituições e órgãos, vai adotar medidas para devolvermos, de fato e de direito, esses imóveis aos seus reais proprietários. Principalmente para que eles retornem ao contexto do residencial Torquato Neto com tranquilidade e segurança. É esse o nosso objetivo e propósito”, concluiu o delegado.