Após convocação na CPI do Lixo, vereador nega irregularidades em contratos
CPI continua a apuraçãoO vereador Roncalli Filho (PRD) afirmou receber com tranquilidade sua convocação para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo da Câmara Municipal de Teresina. Ele foi incluído na lista de ex-gestores que atuarão como testemunhas nas investigações sobre as contratações emergenciais realizadas entre 2021 e 2024, durante a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.

Roncallin, que foi superintendente da SAAD Centro de março de 2021 a março de 2024 e voltou ao cargo por três meses após disputar as eleições, disse considerar justa a convocação e ressaltou que pretende contribuir com alternativas e soluções para o setor.
“A gente recebe com muita tranquilidade e sensatez esse convite. A população de Teresina quer respostas e nós vamos apontar alternativas, soluções e as dificuldades que conhecemos na problemática do lixo. Passamos praticamente quatro anos no setor e temos condições de contribuir de forma propositiva”, declarou.
Ao ser questionado sobre possíveis irregularidades nas contratações emergenciais, o vereador negou a existência de práticas ilegais ou corrupção. “Alguma irregularidade até que não, mas tivemos dificuldades na execução do serviço. Nosso papel era fiscalizar e acompanhar cronogramas e medições. Existem alternativas que podem melhorar esse serviço e é isso que queremos apresentar à cidade”, afirmou.

Além de Roncalli Filho, a CPI convocou os vereadores Juca Alves (PRD), Daniel Carvalho (MDB) e James Guerra (Avante), que também ocuparam cargos de gestão nas superintendências e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH). O vice-prefeito Jeová Alencar e o setor jurídico da pasta também deverão prestar esclarecimentos.
O presidente da CPI, vereador Fernando Lima, disse que o objetivo é ouvir todos os gestores que atuaram no período para esclarecer dúvidas e avançar para a realização de uma licitação definitiva, evitando a necessidade de contratos emergenciais na coleta de lixo de Teresina.
Importante lembrar que Roncallin comandou as obras de revitalização do centro de Teresina e a reforma da praça Da Costa e Silva a Praça da Cepisa que pairam dúvidas sobre suas execuções financeiras e qualidade das mesmas.
Fonte: Revista40graus e colaboradores