Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Mais de 200 municípios devem aderir aos sete Pactos pelo Piauí

Parceria firmada com os governos estadual e federal levará mais desenvolvimento aos municípios
Redação

Mais de 200 prefeitos e vice-prefeitos do Piauí participam do Pactos pelo Piauí e devem aderir ao programa, que firma compromisso entre os governos estadual e federal com os munícipios para ampliar o acesso a serviços de qualidade dos piauienses. Nesta quarta-feira (26), durante a abertura do 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, algumas prefeituras assinaram simbolicamente o termo de adesão aos Pactos e à Rede de Parcerias.

O governador Rafael Fonteles celebrou a presença em massa dos municípios piauienses e anunciou que, além dos sete pactos, o Governo do Estado terá ações voltadas para cada cidade nas áreas de infraestrutura e economia (geração de emprego e renda). “Temos a grande maioria dos prefeitos participando desse importante evento e se propondo a aderir a todos os sete pactos, fortalecendo a cooperação técnica e financeira nessas áreas que estão detalhadas nos pactos”, afirmou.

Foto: Ascom/Governo do PiauíMais de 200 municípios devem aderir aos sete Pactos pelo Piauí
Mais de 200 municípios devem aderir aos sete Pactos pelo Piauí

Ao todo, mais de 2.400 pessoas passaram pelo evento, que ocorreu de 24 a 26 de março. O Fórum de parcerias segue até sexta-feira (28). “Tivemos a participação de 140 prefeitos e 64 vice-prefeitos, totalizando a representação de 201 dos 224 munícipios do Piauí. Estamos transformando o regime de colaboração em algo maior, abrangendo todas as áreas. Somente juntos, podemos resolver os desafios que ainda enfrentamos em nossa sociedade”, comemorou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

Representando a APPM, a prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, destacou que o Pactos pelo Piauí ajudará os municípios, pois muitos enfrentam dificuldades para receber recursos de convênios e repasses do Governo Federal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios no controle de repasses e convênios. Este Fórum, portanto, é um espaço essencial para trocas de aprendizado e construção coletiva. É um compromisso com a governança e a cidadania”, elogiou.

Além de assinar os pactos de saneamento e defesa civil, a prefeita reeleita de Piripiri, Jôve Oliveira, aproveitou o Pactos pelo Piauí para assinar uma iniciativa inédita para formação de um consórcio com 15 municípios para resolver o problema do saneamento básico. “É realmente algo gravíssimo, até porque a questão do lixo é cultural, as pessoas tendem a jogar lixo em qualquer lugar”, afirmou, completando que é preciso avançar com políticas públicas: “Temos que avançar com políticas públicas, e esses pactos e fortalecimentos desses vínculos importantes saberemos certamente onde vamos chegar”, afirmou a prefeita.

Os sete Pactos pelo Piauí são em áreas-chave da administração pública, tais como saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica. Os municípios que não aderiram aos pactos durante evento, ainda poderão fazê-lo, se houver interesse, até 25/04.

Assinaturas simbólicas:

Sete municípios assinaram simbolicamente os termos de adesão, representando cada um dos pactos:

  • Bom Jesus (Educação)
  • Picos (Saúde)
  • Colônia do Gurguéia (Segurança e Trânsito)
  • Coronel José Dias (Gestão e Tecnologia)
  • Água Branca (Meio Ambiente)
  • Piripiri (Saneamento e Defesa Civil)
  • Lagoa do Piauí (Crianças)

Objetivos dos Pactos:

Os sete pactos visam promover o desenvolvimento em áreas cruciais:

  • Educação: Melhorar a qualidade do ensino e a inclusão social, garantindo igualdade de oportunidades;
  • Saúde: Ampliar o acesso e a qualidade dos serviços, com foco na inovação tecnológica, capacitação profissional e fortalecimento de ações assistenciais;
  • Segurança e Trânsito: Reduzir os óbitos causados por acidentes de trânsito em pelo menos 50% até 2030, promovendo segurança e fiscalização mais eficazes;
  • Gestão e Tecnologia: Impulsionar a transformação digital nos municípios, melhorando a eficiência administrativa e a qualidade dos serviços;
  • Meio Ambiente: Incentivar práticas sustentáveis, combater mudanças climáticas e preservar recursos naturais;
  • Saneamento e Defesa Civil: Garantir saneamento básico e proteção ambiental, promovendo saúde pública e segurança para a população;
  • Crianças: Promover o desenvolvimento integral na primeira infância, garantindo acesso à saúde, educação e assistência social de qualidade.

O Pactos pelo Piauí, realizado em conjunto com o 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Piauí, é promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Governo, Planejamento, Relações Sociais; pelo Governo Federal, por meio do Ministério Da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e conta com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e patrocínio do Sebrae Piauí.

Comente