Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

UE busca acordo com o Brasil para investimentos em terras raras, diz Ursula von der Leyen

A declaração foi feita durante a cerimônia de celebração do acordo entre o bloco europeu e o Mercosul
Redação
Foto: Reprodução | ReutersReprodução | A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Brasil, Lula, durante evento de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul
Reprodução | A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Brasil, Lula, durante evento de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, nesta sexta-feira (16), que a União Europeia busca um acordo com o Brasil para investimentos conjuntos em lítio, níquel e terras raras - um grupo de elementos químicos essenciais para turbinas eólicas, carros elétricos, chips, equipamentos médicos e tecnologias militares.

A declaração foi feita durante a cerimônia de celebração do acordo comercial entre o bloco econômico europeu e o Mercosul, que será assinado, neste sábado (17), no Paraguai.

De acordo com Ursula von der Leyen, o acordo baseado em minerais críticos será um dos pilares para a relação entre as partes.

“Europa e Brasil estão caminhando para um acordo político muito importante em minerais críticos, que vai definir os termos de nossa cooperação em investimentos conjuntos em lítio, níquel e terras raras”, disse. “A chave para a nossa transição digital e limpa, e também para a independência estratégica, num mundo em que os minerais tendem a ser instrumento de coerção”, complementou.

A presidente ressaltou, também, que a Europa seguirá os mais altos padrões de transparência e respeito ao meio ambiente.

“Sempre garantimos que as comunidades locais sejam as principais beneficiárias do valor gerado. Assim, todos ganham. É um verdadeiro ganha-ganha. Porque essa é a forma europeia de fazer negócios”, finalizou.

Fonte: Reprodução | g1 | Folha de S. Paulo | CNN

Comente