Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Abastecimento em Foco

Parada programada reforça necessidade de melhorias duradouras no litoral do Piauí
Redação

O fornecimento de água nas cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia será suspenso temporariamente entre os dias 2 e 3 de dezembro devido a uma parada programada pela Águas do Piauí. Embora a intervenção seja apresentada como necessária para melhorias no sistema, o cenário reforça a cobrança por soluções permanentes para garantir segurança hídrica a uma região que cresce e recebe milhares de visitantes.

Foto: Reprodução | Águas do PiauíAtivação de reservatório móvel amplia oferta de água em Barra Grande em 70 mil litros
Ativação de reservatório móvel amplia oferta de água em Barra Grande em 70 mil litros

A interrupção inicia às 22h de terça-feira (2) e tem previsão de término às 6h de quarta-feira (3). A retomada do abastecimento poderá ser lenta em áreas mais altas, onde o retorno costuma demorar.

Segundo Célio Damásio, gerente executivo do Meio Norte e Litoral da Águas do Piauí, o conjunto de ações programadas pretende “aumentar a vazão e a disponibilidade de água para todas as cidades litorâneas”. Ele também ressaltou que, nos últimos meses, foram instaladas novas bombas, trocados registros e implantados geradores para evitar que quedas de energia afetem o abastecimento.

Entre as intervenções previstas estão a substituição do conjunto motobomba das ETAs I e III — ampliando a potência de 250 CV para 400 CV — além da instalação de geradores na captação e nas ETAs I, III e IV, e a troca de registros no reservatório geral e no bairro São Vicente de Paula.

Apesar das melhorias anunciadas, permanece a expectativa — e a cobrança — por um sistema mais estável, moderno e preparado para acompanhar o desenvolvimento do litoral piauiense, especialmente no período de alta estação. A população e o trade turístico esperam que os investimentos resultem não apenas em reparos pontuais, mas em abastecimento contínuo, eficiente e confiável.

Fonte: Revista40graus, Águas do Piauí e colaboradores

Comente