Cerca de 30% dos cursos de Medicina irão sofrer penalizações por não alcançarem pontuação satisfatória no Enamed
Os cursos com conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitos a penalidades
RedaçãoO Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, nesta segunda-feira (19), que mais de 100 cursos de Medicina no país não alcançaram a pontuação considerada satisfatória no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e mede o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. No total, 351 cursos foram avaliados e 107, ou 30%, ficaram na faixa considerada insatisfatória.
De acordo com a avaliação:
- 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
- 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2.
As instituições com conceito 1 ou 2 no exame vão estar sujeitas a um processo de supervisão de forma escalonada.
Os cursos com conceito 1 estão impedidos de ampliar vagas e terão a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e em outros programas federais, suspensa. Já os cursos com conceito 2 sofrerão apenas a proibição de aumento de vagas.
De acordo com o g1, com as penalizações:
- 8 faculdades não vão mais poder receber alunos, estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
- 13 faculdades vão ter que reduzir pela metade o número de vagas e também estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
- 33 faculdades vão ter que reduzir em 25% o número de vagas, além de estarem suspensos do Fies e de outros programas federais;
- 45 faculdades não podem mais aumentar o número de vagas.