Bolsonaro passa por nova cirurgia abdominal neste domingo (13)

A informação foi confirmada por sua esposa, Michelle Bolsonaro
Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido neste domingo (13) a uma cirurgia de laparotomia exploradora no hospital DF Star, em Brasília. A informação foi confirmada por sua esposa, Michelle Bolsonaro, por meio de uma postagem no Instagram.

Segundo boletim médico, o procedimento tem como objetivo “a liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”. A laparotomia exploradora é indicada, geralmente, para diagnosticar e tratar condições abdominais graves, principalmente em situações de emergência ou quando exames não são conclusivos.

Foto: Reprodução
Bolsonaro passa por nova cirurgia abdominal neste domingo (13)

Internação e transferência

Continue lendo após a publicidade

Bolsonaro estava em viagem pelo interior do Rio Grande do Norte quando apresentou um mal-estar. Ele foi inicialmente atendido no hospital da cidade de Santa Cruz (RN) e, em seguida, transferido de helicóptero para Natal. Deu entrada no Hospital Rio Grande com um quadro de obstrução intestinal, condição atribuída às sequelas da facada sofrida em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial de 2018.

A decisão de transferi-lo para Brasília foi tomada em conjunto pela família e o médico Cláudio Birolini, que chegou à capital potiguar na madrugada de sábado (12). O ex-presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro residem atualmente em Brasília.

Uma operação envolvendo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar e a Guarda Municipal foi mobilizada para o traslado. O senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanhava Bolsonaro na viagem pelo estado, comentou a situação: “Esse quadro é um quadro que ele já tem desde 2018. Já são quatro operações que ele fez, decorrentes das consequências desse atentado à vida dele. E os médicos vão avaliar se há necessidade de fazer alguma intervenção”.

Chegada em Brasília

Com uma sonda no nariz, Jair Bolsonaro deixou o Hospital Rio Grande por volta das 17h30 de sábado (12). Ele foi transferido em uma ambulância UTI móvel até o DF Star, em Brasília, onde será submetido à cirurgia. Esta é a sexta operação decorrente de complicações causadas pelo atentado de 2018.

Na saída do hospital em Natal, o ex-presidente foi recebido por dezenas de apoiadores, que aplaudiram e entoaram gritos como “volta” e “mito”.

Leia também