Brasil e Índia assinam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Pacto firmado entre os dois países amplia a cooperação em minerais essenciais para painéis solares, carros elétricos e chips
RedaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi assinaram, neste sábado (21), um acordo sobre minerais críticos e terras raras. O encontro entre os dois líderes ocorreu em Nova Délhi, na Índia.
O acordo amplia a cooperação em minerais essenciais para a criação de painéis solares, smartphones, carros elétricos, chips e tecnologias militares.
De acordo com Lula, a assinatura do pacto marca um avanço na parceria estratégica entre os dois países.
“É notável a evolução indiana em setores de ponta, como tecnologia da informação, inteligência artificial, biotecnologia e exploração especial. Isso cria muitas oportunidades de cooperação com o Brasil e traduz nosso compromisso com uma agenda que coloca tecnologia a serviço do desenvolvimento inclusivo. Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, disse o brasileiro.
Os dois líderes trataram, também, da ampliação das trocas comerciais, que superaram US$ 15 bilhões em 2025. O Brasil é o maior parceiro comercial da Índia na América Latina, e os dois países estabeleceram uma meta de US$ 20 bilhões para o comércio bilateral até 2030.