Premiê da Groenlândia alerta população para possível invasão dos Estados Unidos

Jens-Frederik Nielsen afirma que o país “deve estar preparado para tudo"
Redação
Foto: Reprodução | KRISTIAN TUXEN LADEGAARD BERG—SOPA IMAGES/LIGHTROCKET VIA GETTY IMAGES
Jens-Frederik Nielsen, primeiro-ministro da Groenlândia

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, pediu à população local que comece a se preparar para uma invasão militar dos Estados Unidos ao território. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Bloomberg.

Em uma entrevista coletiva à imprensa cedida na capital Nuuk, Nielsen disse que as autoridades do país estão em preparação para uma possível atividade militar norte-americana.

"O líder do outro lado (Donald Trump) deixou bem claro que essa possibilidade não está descartada. Portanto, devemos estar preparados para tudo", afirmou o premiê.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com a Bloomberg, o premiê disse que seu governo ordenou uma força-tarefa a autoridades locais para que informem a população sobre como se preparar para uma eventual invasão. Além disso, o governo da Groenlândia estaria confeccionando panfletos sobre o que fazer em caso de uma atividade militar.

Embora tenha afirmado que é “improvável que haja um conflito militar”, Nielsen não descarta a possibilidade.

“Não é provável que haja um conflito militar, mas não podemos descartar essa possibilidade", disse. "Mas precisamos enfatizar que a Groenlândia faz parte da aliança ocidental, a Otan, e, se houver uma escalada ainda maior, isso também terá consequências para todo o mundo exterior", complementou.

Leia também