Trump convida Lula para integrar o “Conselho da Paz” para a Faixa de Gaza

Outros líderes mundiais, como o presidente da Argentina e o presidente da Turquia, também receberam convites do norte-americano
Redação
Foto: Reprodução | REUTERS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente brasileiro Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado, neste sábado (17), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para compor o “Conselho da Paz” para a Faixa de Gaza. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre o convite.

Além de Lula, outros líderes mundiais como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também receberam convites do norte-americano.

Ainda neste sábado, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair foram nomeados membros fundadores.

Continue lendo após a publicidade

De acordo com a Casa Branca, o Conselho da Paz irá focar em questões como “fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital”.

“Esse órgão estabelecerá a estrutura e administrará o financiamento para a reconstrução de Gaza até que a Autoridade Palestina conclua seu programa de reformas, conforme delineado em várias propostas, incluindo o plano de paz do Presidente Trump em 2020 e a proposta saudita-francesa, e possa retomar o controle de Gaza de forma segura e eficaz. Esse órgão recorrerá aos melhores padrões internacionais para criar uma governança moderna e eficiente que sirva à população de Gaza e seja propícia à atração de investimentos”, detalha.

Leia também