Trump diz ter “perdido” Rússia e Índia para a “sombria” China
Declaração ocorre após líderes russo e indiano participarem de desfile militar em Pequim
RedaçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (5), que “perdeu” a Rússia e a Índia para a “sombria” China.
A declaração ocorre dois dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitarem Pequim para um desfile militar chinês que marca o 80º aniversário da rendição formal dos japoneses e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais profunda e sombria. Que tenham um longo e próspero futuro juntos", escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
No dia do desfile, Trump já havia acusado os três países de “conspirarem contra os Estados Unidos da América” e pediu para que fosse lembrada a contribuição norte-americana na vitória chinesa sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
“O presidente Xi é meu amigo, mas achei que os EUA deveriam ter sido mencionados, porque ajudamos a China. Muitos americanos morreram na busca de vitória e glória para a China, e espero que sejam honrados por sua bravura e sacrifício”, afirmou o líder estadunidense após os EUA não terem sido citados no discurso de Xi Jinping.