Fonteles e Haddad firmam acordo para expandir ‘investimentos verdes’ no Nordeste

A iniciativa tem como foco principal a preservação dos ecossistemas, com destaque para a caatinga
Redação

O Consórcio Nordeste e o Ministério da Fazenda formalizam, nessa quarta-feira (5), um memorando de entendimento que visa consolidar uma estratégia de investimentos sustentáveis na região. A iniciativa tem como foco principal a preservação dos ecossistemas, com destaque para a caatinga, além de estimular o crescimento econômico sustentável.

A assinatura do documento ocorrerá durante a cerimônia de posse do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), como novo presidente do Consórcio Nordeste nesta quarta (5), em Brasília. O evento contará com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), reforçando a importância da parceria para o futuro da agenda ambiental e econômica da região.

Foto: Ascom/Ccom
Fonteles e Haddad firmam acordo para expandir ‘investimentos verdes’ no Nordeste

Parceria para transformação ecológica e desenvolvimento sustentável

Continue lendo após a publicidade

O memorando estabelece as bases para a integração entre o plano de transformação ecológica do governo federal e as ações do Consórcio Nordeste. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos voltados para energias renováveis, ações de compensação ambiental e iniciativas que promovam a descarbonização da economia, sempre com foco na inclusão social.

Entre as medidas previstas estão o fortalecimento do escritório de projetos e da plataforma de investimentos do Consórcio Nordeste, que serão conectados ao programa EcoInvest e à Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para Transformação Ecológica.

Captação de recursos e novos acordos de cooperação

O acordo também prevê esforços conjuntos para a captação de recursos técnicos e financeiros, tanto em fontes nacionais quanto internacionais. Bancos de desenvolvimento, fundos climáticos e outras instituições poderão financiar ações e projetos voltados para a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas.

Como parte do compromisso, está prevista a futura assinatura de um acordo de cooperação técnica, que incluirá um plano de trabalho detalhado com metas, cronogramas e a definição de responsabilidades para cada uma das partes envolvidas.

Leia também