Lula anuncia conclusão do trecho piauiense da Transnordestina em 2026
Cronograma antecipado após articulação do Governo Federal
RedaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a conclusão do trecho piauiense da Ferrovia Transnordestina até o final de 2026. A obra, que conecta os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, teve seu cronograma antecipado após articulação do Governo Federal com a concessionária Transnordestina Logística.
O anúncio foi feito durante evento com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e do CEO da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho.
Segundo Wellington Dias, o compromisso do Governo Federal é garantir que o Piauí esteja plenamente integrado à malha ferroviária que interliga o Nordeste. “Vamos fazer a viagem com o presidente, lá do Piauí para o Ceará, ainda este ano. A ferrovia que antes tinha previsão de conclusão só em 2029 agora será entregue em 2026, o que representa um ganho importante para o desenvolvimento regional”, afirmou o ministro.
O CEO da concessionária, Tufi Daher, explicou que o trecho final de 144 quilômetros, entre Simplício Mendes e Eliseu Martins, será concluído no próximo ano. “Com a liberação dos recursos em 2026, nós vamos caminhar com a ferrovia até Eliseu Martins. Ela estava prevista para começar em 2027 e terminar em 2029. Pode esperar, governador, ministro, que em 2026 retomamos as obras do Piauí”, afirmou.
Situação atual
A Ferrovia Transnordestina pretende ligar o sertão do Nordeste aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O projeto total contempla mais de 1.700 km de trilhos. Atualmente, os trechos mais avançados são os que ligam Missão Velha (CE) a Pecém, no Ceará. Já o trecho piauiense, entre Eliseu Martins e a divisa com o Ceará, soma cerca de 345 km, dos quais 201 km já estão concluídos.
A parte final da obra no Piauí, que compreende os 144 km restantes, estava paralisada e só teria início em 2027, com entrega prevista para 2029. Com a antecipação, a expectativa é de que o trecho seja finalizado ainda em 2026, permitindo a operação plena da ferrovia no estado.
A conclusão da Transnordestina no Piauí é vista como estratégica para o escoamento da produção agrícola do cerrado piauiense e a redução de custos logísticos. O modal ferroviário deve impulsionar a competitividade do estado e ampliar sua integração com os principais polos portuários do Nordeste.