Operação policial contra facção Guardiões do Estado e prende suspeitos em Teresina

A Operação Heresia visa o cumprimento de 349 mandados de prisão
Redação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará (FICCO/CE) deflagrou, nesta segunda-feira (24), a Operação Heresia, resultando na prisão de dois integrantes da facção Guardiões do Estado (GDE) em Teresina. Os detidos, identificados como Adrielle Dias e Guilherme Cardoso, foram localizados por agentes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Operação Heresia visa o cumprimento de 349 mandados de prisão preventiva e 216 mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo realizada simultaneamente em 32 municípios distribuídos por quatro estados. Entre as cidades envolvidas estão Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC).

A mobilização contou com 1.044 policiais, o uso de 243 viaturas e o suporte de unidades aéreas do Ciopaer. O objetivo da operação é desarticular a atuação interestadual da organização criminosa. Em Teresina, Guilherme Cardoso foi localizado no bairro Judite Nunes, na zona sul da capital. As prisões foram efetuadas em uma ação coordenada pelo Núcleo de Feminicídio e a Delegacia de Homicídios II do DHPP.

Continue lendo após a publicidade

A investigação que levou à deflagração da Operação Heresia foi conduzida pela FICCO/CE, com base em um trabalho aprofundado de inteligência. A análise de dados de investigações anteriores permitiu identificar os principais alvos e estruturar uma ação eficaz para desarticular a atuação criminosa da facção, que opera de maneira articulada em diversos estados brasileiros.

Leia também