PF e CGU combate desvio de recursos públicos no Piauí
O dinheiro desviado foi utilizado para pagamentos de vantagens para agentes públicos e políticos
RedaçãoA Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação Shallow Grave, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a ação teve objetivo de desmontar um esquema de desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Fartura do Piauí (PI).
Segundo a PF, há suspeitas de que o dinheiro desviado foi utilizado para pagamentos de vantagens indevidas, agentes públicos e políticos. As investigações foi iniciada após a detecção de movimentos financeiros suspeitas de lavagem de dinheiro., envolvendo o núcleo empresarial e político de Fartura do Piauí.
“As irregularidades investigadas envolvem crimes de fraude em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cometidos entre 2021 e 2024, com o uso de recursos federais destinados à educação no município”, relata a PF.
A operação visa deter a prática criminosa, reunir provas para fortalecer a investigação, identificar outros envolvidos além de recuperar bens e ativos obtidos com os recursos desviados.