Moraes e Cláudio Castro se reúnem após megaoperação no Rio de Janeiro
Ministro e governador se reuniram por mais de duas horas no CICC
RedaçãoO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (RJ), se reuniram, na manhã desta segunda-feira (3), para tratar da megaoperação policial ocorrida, na semana passada, nos complexos do Alemão e da Penha.
O governador e o ministro chegaram juntos de helicóptero ao Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar (CICC) por volta das 11h. A reunião começou pouco antes das 11h30 e acabou às 13h40.
O ministro Moraes, que também é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das Favelas - processo no qual o Supremo fixou condições para as operações policiais em favelas do Rio, já havia determinado, no domingo (2), que o governo do Rio de Janeiro preserve “ todos os elementos materiais" relacionados à operação policial nas comunidades. O objetivo é possibilitar o “exercício do controle e averiguação" da atuação policial pelo Ministério Público, dando acesso à Defensoria Pública do do Estado do Rio de Janeiro.
Além de Moraes e Castro, participaram da reunião: o secretário de Segurança Pública, Victor Santos; o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi; o procurador-geral do Estado, Renan Saad; Antonio Edilio, representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnica Científica, Waldyr Ramos.