O que acontece agora com Bolsonaro, após o STF manter prisão preventiva?
Ministros avaliam risco de fuga em meio à reta final do julgamento da trama golpista
RedaçãoO que acontece agora com Bolsonaro, após o STF manter prisão preventiva?
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (24), manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O político foi levado, no último sábado (22), para a Superintendência da Polícia Federal após ordem do ministro Alexandre de Moraes, que considerou um risco de fuga e ameaça à ordem pública.
No sábado, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica. Além disso, uma vigília convocada pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi interpretada como um meio para facilitar a fuga de Jair Bolsonaro.
Paralelamente, o processo de julgamento da trama golpista está na fase final, de apresentação de recursos. Quando acabarem os recursos, o caso vai transitar em julgado, ou seja, a condenação se tornará definitiva e, a partir deste momento, começará a execução da pena de 27 anos e três meses de prisão.
Mas o que acontece agora?
A Primeira Turma manteve a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Com isso, Bolsonaro continuará preso.
A prisão preventiva vai persistir enquanto o STF considerar que os motivos que determinam a pena ainda existem.
Embora não tenha um prazo predeterminado para encerrar, a prisão preventiva deve ser revisada a cada 90 dias. Enquanto isso, Bolsonaro segue preso na Superintendência da PF em Brasília.