Primeira viagem da Transnordestina será em outubro com carga de milho do Piauí
A ferrovia será responsável pelo transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minérioA primeira viagem inaugural da Ferrovia Transnordestina já tem data marcada: outubro de 2025. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-343, no trecho Teresina–Altos. A ferrovia será responsável pelo transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério produzidos no Piauí.
Segundo o ministro, as obras seguem o cronograma previsto e o primeiro trem transportará milho produzido no Piauí com destino ao Ceará. “São 4 mil pessoas trabalhando para construir essa que é a maior obra de infraestrutura linear do país. E agora em outubro, o primeiro trem levará milho e soja produzidos aqui no Piauí para alimentar granjas de frango no Ceará”, afirmou.

Renan Filho destacou ainda que as obras da ferrovia estão aceleradas para garantir a conclusão até o Porto de Pecém, no Ceará, consolidando uma nova saída ferroviária estratégica para o Piauí e para todo o Nordeste. “Estamos tocando aceleradamente até o Porto de Pecém, porque em breve o Piauí terá uma saída ferroviária muito importante, onde estamos aplicando agora R$ 7 bilhões. Um investimento grandioso que vai garantir melhor infraestrutura para todo o Nordeste”, completou o ministro.
A Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Em sua infraestrutura, o projeto prevê 186 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, 143 pontes e viadutos, além de 65 km de bueiros. A ferrovia será composta por 2,2 milhões de dormentes, 209 mil toneladas de trilhos e 3,2 milhões de metros cúbicos de brita. Estão sendo produzidos, em média, 4,8 mil dormentes e 4,5 mil metros cúbicos de brita por dia para atender a obra.
Atualmente as obras já alcançam 33% da segunda fase das obras no estado, no trecho de 151 quilômetros entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo. A obra está dividida em três fases principais: a primeira, do Porto do Pecém (CE) até São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), com cerca de 1.040 km. A fase dois corresponde ao trecho de 166 km entre Paes Landim e Eliseu Martins (PI), inteiramente dentro do estado. A última etapa vai de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE), com 547 km.
Fonte: Revista40graus e colaboradores