Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Acima de 40 ºC: Piauí registra duas cidades entre as mais quentes do país

Calor segue nos próximos dias
Redação

O Piauí voltou a registrar temperaturas extremas nesta quinta-feira (30), ficando entre os estados mais quentes do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Picos atingiu 40,7°C e São João do Piauí marcou 40,3°C, colocando os dois municípios entre os mais quentes do país.

Foto: ReproduçãoSol e Calor
Sol e Calor

Outras cidades piauienses também registraram calor intenso: Corrente teve máxima de 39,5°C, Uruçuí 39,1°C e Valença do Piauí 39°C. Em Teresina, os termômetros marcaram 38°C, mas a sensação térmica chegou a 41°C devido à baixa umidade e à forte radiação solar.

Umidade em nível crítico

Além do calor intenso, o estado enfrentou índices alarmantes de umidade relativa do ar. Segundo a climatologista Sara Cardoso, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Uruçuí chegou a 15% de umidade, enquanto Picos e São João do Piauí registraram 16%.

De acordo com organismos internacionais de saúde, níveis abaixo de 30% já representam estado de alerta, e valores inferiores a 20% configuram situação de emergência, com risco à saúde humana.

Falta de estações meteorológicas ativas

A pesquisadora Sara Cardoso ressaltou que o número de municípios com temperaturas extremas pode ser ainda maior, pois parte das estações meteorológicas do estado está desativada.

“Se as estações do centro-norte e norte estivessem funcionais, com certeza outros municípios estariam também nessa lista. As outras estações não estão funcionando”, explicou.

Recomendações

Com o calor e a baixa umidade, especialistas orientam a população a:

  • Beber bastante água
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h
  • Usar roupas leves e protetor solar
  • Manter ambientes úmidos
  • Redobrar cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias

Risco de queimadas

O Corpo de Bombeiros do Piauí também alerta para o alto risco de incêndios florestais e urbanos, reforçando que é proibido realizar queimadas, mesmo de pequenos resíduos, devido às condições climáticas extremamente secas.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente