Moraes determina prazo de 15 dias para Governo do Rio de Janeiro enviar imagens de megaoperação
Medida foi publicada no âmbito da “APDF das Favela”, e apura ação ocorrida em outubro de 2025O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Governo do Rio de Janeiro encaminhe à Diretoria-Geral da Polícia Federal, em até 15 dias, todas as imagens capturadas durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, ocorrida em outubro de 2025.
A decisão, assinada nesta quarta-feira (4), é que o material seja enviado à perícia, com transcrição e elaboração de laudo técnico, e encaminhado ao Supremo.
A ordem foi publicada no âmbito da APDF 635, conhecida como “APDF das Favelas”, - na qual Alexandre de Moraes é relator - e visa apurar os fatos da ação policial que resultou em mais 120 mortes.
O ministro determinou, também, que o Ministério Público do Rio de Janeiro dê esclarecimentos sobre o envolvimento do órgão em todas as fases da operação.
Além disso, o Conselho Nacional de Justiça possui, agora, um prazo de 5 dias para informar, ao STF, o estágio atual da análise do Plano Estratégico de Reocupação Territorial apresentado pelo Governo do Rio em dezembro de 2025.
A megaoperação
A “Operação Contenção” foi resultado de uma investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que levou à expedição de 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV).
A ação buscava conter o avanço territorial do CV, prender integrantes previamente identificados, arrecadar novas provas, identificar patrimônios ilícitos para posterior bloqueio judicial, além de apreender drogas, armamentos e remover barricadas.
Houve a mobilização de 2,5 mil agentes. A operação resultou na prisão de 113 pessoas e na morte de outras 121, entre elas quatro policiais. Foram apreendidas 118 armas de fogo, entre elas 91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver.
Fonte: Reprodução | g1 | UOL | VEJA
