Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Moraes determina prazo de 15 dias para Governo do Rio de Janeiro enviar imagens de megaoperação

Medida foi publicada no âmbito da “APDF das Favela”, e apura ação ocorrida em outubro de 2025
Redação
Foto: Reprodução | Rosinei Coutinho/STFAlexandre de Moraes, ministro do STF
Alexandre de Moraes, ministro do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Governo do Rio de Janeiro encaminhe à Diretoria-Geral da Polícia Federal, em até 15 dias, todas as imagens capturadas durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, ocorrida em outubro de 2025.

A decisão, assinada nesta quarta-feira (4), é que o material seja enviado à perícia, com transcrição e elaboração de laudo técnico, e encaminhado ao Supremo.

A ordem foi publicada no âmbito da APDF 635, conhecida como “APDF das Favelas”, - na qual Alexandre de Moraes é relator - e visa apurar os fatos da ação policial que resultou em mais 120 mortes.

O ministro determinou, também, que o Ministério Público do Rio de Janeiro dê esclarecimentos sobre o envolvimento do órgão em todas as fases da operação.

Além disso, o Conselho Nacional de Justiça possui, agora, um prazo de 5 dias para informar, ao STF, o estágio atual da análise do Plano Estratégico de Reocupação Territorial apresentado pelo Governo do Rio em dezembro de 2025.

A megaoperação 

A “Operação Contenção” foi resultado de uma investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que levou à expedição de 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV).

A ação buscava conter o avanço territorial do CV, prender integrantes previamente identificados, arrecadar novas provas, identificar patrimônios ilícitos para posterior bloqueio judicial, além de apreender drogas, armamentos e remover barricadas.

Houve a mobilização de 2,5 mil agentes. A operação resultou na prisão de 113 pessoas e na morte de outras 121, entre elas quatro policiais. Foram apreendidas 118 armas de fogo, entre elas 91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver.

Fonte: Reprodução | g1 | UOL | VEJA

Comente