Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Fato Político

Fato Político

A repórter Alessandra Fonseca traz as análises e os bastidores da política do Piauí e do Brasil na Revista40graus. Coberturas gerais do Legislativo e Executivo.

Robert Rios chama Silvio Mendes de “Trump de Teresina” após mudar Controladoria

O ex-vice-prefeito ainda afirmou que essa é uma característica do grupo político de Mendes
Fato Político

O ex-vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, em entrevista à coluna, nesta quinta-feira (6), criticou o prefeito da capital piauiense, Silvio Mendes, comparando-o ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, político conhecido por embates institucionais e desafios à autonomia de órgãos de controle no seu país. 

A declaração ocorreu após Mendes tentar mudar o comando da Controladoria-Geral do município, gerando questionamentos sobre a independência do órgão responsável pela fiscalização da administração pública.

“Ele está parecendo o Trump de Teresina, querendo mudar o controlador porque me parece que não quer ser fiscalizado”, disparou Robert Rios. A crítica sugere que a troca na Controladoria teria motivações políticas, levantando suspeitas sobre a intenção de flexibilizar a fiscalização interna da Prefeitura.

A Controladoria-Geral do Município é um órgão estratégico para garantir transparência e controle nos atos administrativos. Tradicionalmente, seu comando não sofre interferências diretas do chefe do Executivo, o que torna a tentativa de mudança um tema sensível dentro da estrutura de gestão pública.

Foto: Alessandra FonsecaRobert Rios
Robert Rios

Relembre o caso

A exoneração de Domingos Sávio ocorreu no dia 3 de janeiro de 2025, quando o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, nomeou um novo controlador geral. No entanto, a decisão foi questionada pelo ex-vice-prefeito Robert Rios, que apresentou uma denúncia formal ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Segundo a denúncia, Domingos Sávio havia sido nomeado para a função em 17 de dezembro de 2024, com um mandato fixo de três anos, conforme prevê a legislação estadual. Sua destituição, portanto, teria ocorrido sem o devido processo legal, violando o artigo 90, §§ 1º e 2º da Constituição Estadual, que exige a comprovação de falta grave para a exoneração de um controlador geral.

Ainda de acordo com Robert Rios, o então controlador não respondia a nenhum processo administrativo e não havia solicitado sua exoneração, manifestando interesse em cumprir integralmente seu mandato até dezembro de 2027. Para ele, a substituição comprometeria a independência do cargo e afrontaria os princípios constitucionais que regem a administração pública.

Diante dos fatos, o ex-vice-prefeito solicitou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas adotassem medidas para garantir o cumprimento da legislação e restabelecer Domingos Sávio no cargo.

Outro lado

A redação entrou em contato com a assessoria de imprensa e obteve a resposta que o tempo do prefeito está sendo dedicado à Teresina e aos teresinenses. Hoje, quinta-feira (5), ele está atendendo a população e trabalhando cada vez mais pela cidade.

Comente