Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Fato Político

Fato Político

A repórter Alessandra Fonseca traz as análises e os bastidores da política do Piauí e do Brasil na Revista40graus. Coberturas gerais do Legislativo e Executivo.

Ex-aliado e presidente do PRD, Vilarinho defende rigor contra Dr. Pessoa

A desaprovação das contas de Dr. Pessoa pelo TCE agora será submetida à apreciação da CMT
Fato Político

O vereador de Teresina Bruno Vilarinho (PRD), líder do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) na Câmara Municipal, afirmou nesta quarta-feira (16) que o Legislativo deve tratar com responsabilidade a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que reprovou as contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD), referentes ao exercício de 2023.

A declaração chama atenção não apenas pelo conteúdo, mas pelo contexto político em que se insere. Além de ter sido aliado de Dr. Pessoa durante boa parte do mandato, Vilarinho ocupa atualmente a presidência estadual do mesmo partido do ex-prefeito, o PRD (Partido da Renovação Democrática). Ainda assim, adotou um discurso técnico e demonstrou disposição para respeitar a deliberação do órgão de controle. "Essa questão de julgamento de contas sempre passa pelo crivo do Legislativo. Quando o parecer do Tribunal chegar à Câmara, certamente será analisado pelas comissões e debatido em plenário. Caberá aos vereadores deliberarem conforme julgarem mais adequado", declarou o parlamentar.

Foto: Ascom/CMTBruno Vilarinho
Bruno Vilarinho

Vilarinho também destacou a credibilidade institucional do TCE-PI, afirmando que suas decisões devem ser avaliadas com atenção. "O Tribunal é um órgão de muita responsabilidade, composto por profissionais qualificados. Por isso, devemos estar atentos às suas decisões. Quando o processo chegar à Câmara, será preciso examinar cuidadosamente todos os elementos do parecer", acrescentou.

A desaprovação das contas de Dr. Pessoa pelo TCE agora será submetida à apreciação da Câmara Municipal, que tem a prerrogativa de dar a palavra final sobre o julgamento das finanças do ex-gestor. Caso os parlamentares confirmem o parecer técnico, o ex-prefeito poderá enfrentar sanções na esfera eleitoral, incluindo a inelegibilidade por até oito anos, conforme previsto pela Lei da Ficha Limpa.

Contraponto partidário

A postura de Bruno Vilarinho gerou repercussão nos bastidores políticos, especialmente por se tratar de um dirigente partidário que compartilha a mesma legenda de Dr. Pessoa. Diante da possibilidade de sanção eleitoral ao ex-prefeito, esperava-se que o líder do PRD no Piauí adotasse uma posição mais defensiva. No entanto, Vilarinho preferiu reforçar o compromisso com a institucionalidade e com os ritos legais que regem a análise de contas públicas.

O posicionamento é visto como mais um indicativo do afastamento político entre os dois. Desde o fim do mandato de Dr. Pessoa, a relação entre ambos tem se distanciado, e a reorganização das forças políticas no município pode estar influenciando esse novo alinhamento.

Comente