'Sabemos que houve uma tentativa de golpe no Brasil', afirma Marcelo Castro
A declaração foi feita em sua rede social X (antigo twitter)Em uma postagem na plataforma X (antigo Twitter), o senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que "todos sabemos que houve uma tentativa de golpe no Brasil". Na mesma mensagem, o senador foi enfático ao afirmar que "os mandantes e os financiadores têm que responder com os rigores da lei", em apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo político réus em processos relacionados a essa tentativa de golpe. A decisão foi amplamente comentada, com muitos consideraram ser um marco na defesa da democracia no Brasil.
Castro, em sua fala, se posiciona claramente em defesa da democracia, mencionando que esta é "um patrimônio que conquistamos a duras penas". Ele ainda reforçou a importância de que todos os envolvidos em atos antidemocráticos sejam responsabilizados, como forma de preservar as liberdades e direitos conquistados ao longo das últimas décadas.
Todos sabemos que houve uma tentativa de golpe no Brasil. Os mandantes e os financiadores têm que responder com os rigores da lei. A decisão do STF de tornar réus Bolsonaro e seu grupo é mais do que correta. A democracia é um patrimônio que conquistamos a duras penas.
— Marcelo Castro (@MarceloCastroPI) March 26, 2025
A posição do parlamentar também se alinha a um movimento crescente entre diversos setores da política brasileira, que querem maior responsabilização dos envolvidos nas ações que buscaram desacreditar o processo eleitoral e enfraquecer os pilares da democracia no país. Com a decisão do STF de tornar Bolsonaro e outros membros do seu círculo próximos réus, o país não só vive um momento de tensão política, mas também de afirmação do papel das instituições em garantir que a democracia seja preservada e respeitada.