Irã condena Narges Mohammadi, ganhadora do Nobel da Paz, a sete anos de prisão

Ativista foi sentenciada por conspiração, conluio e propaganda contra o regime iraniano, segundo o advogado de defesa
Redação
Foto: Reprodução | Narges Mohammadi Foundation/AFP
Narges Mohammadi, ativista iraniana

O Irã condenou a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Narges Mohammadi, a sete anos de prisão por conspiração, conluio e propaganda, segundo informações do advogado de defesa da ativista.

Em uma publicação na rede social X, o advogado divulgou que a sentença foi proferida por um Tribunal Revolucionário na cidade de Mashhad neste sábado (7). “Ela foi condenada a 6 anos de prisão por 'conspiração e conluio', e a 1 ano e meio por propaganda [contra o governo iraniano]. E recebeu uma proibição de viajar por 2 anos”, declarou Mostafa Nili.

A ativista está na cadeia desde o dia 12 de dezembro, quando foi presa pelo regime do aiatolá Ali Khamenei. Ela estava em uma cerimônia em homenagem a Khosrow Alikordi, advogado e defensor dos direitos humanos iranianos que residia em Mashhad.

Continue lendo após a publicidade

Nobel da Paz

A iraniana, considerada uma das líderes da luta das mulheres contra a opressão do atual regime e as leis rígidas do Irã,  foi a 19ª mulher a receber um Prêmio Nobel.

O prêmio foi concedido um ano após o início da onda de protestos a partir da morte da jovem Mahsa Amini, presa em 2022 por "uso incorreto" do véu islâmico obrigatório.

Leia também