Fonteles reforça força do agro no Piauí e lembra que emprego também nasce no campo
Em Dia de Campo no sul do estado, governador destaca tecnologia, inovação e novos investimentosO governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (6), do 8º Dia de Campo da Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, em Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí. O evento, que já virou tradição, bateu recorde de público e reuniu mais de 3 mil participantes, entre produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e representantes do setor público e privado ligados ao agronegócio.
Durante a visita, o governador fez questão de lembrar que o Cerrado piauiense já não é mais promessa — é realidade consolidada no cenário nacional. E não apenas pela quantidade de grãos, mas pela combinação de tecnologia, gestão e inovação adotada nas propriedades rurais da região.
“O Cerrado piauiense é referência nacional, não só pelo volume produzido, mas pela qualidade das fazendas. A Insolo é exemplo de tecnologia, gestão e inovação. Ao poder público, cabe garantir infraestrutura e qualificação de mão de obra para que o desenvolvimento continue avançando”, afirmou Fonteles.
Rafael lembrou ainda que esta foi a quarta vez, em seu mandato, que participa do Dia de Campo da Insolo, além de outras visitas a eventos semelhantes pelo estado. Segundo ele, a repetição não é coincidência, mas sinal de sintonia entre governo e setor produtivo. “É um trabalho conjunto entre o governo e o agronegócio para desenvolver o Piauí e gerar oportunidades para a população”, completou.
O presidente do conselho administrativo do Grupo Insolo, Ricardo Faria, destacou a importância de abrir as porteiras da fazenda e mostrar os avanços alcançados. “A região vem se desenvolvendo muito. A renda e a qualidade de vida melhoraram, impulsionadas pelo agronegócio. Nosso negócio segue crescendo e focado em agregar valor”, afirmou.
Agro que vira indústria e emprego
Durante o evento, também foram apresentados novos empreendimentos em implantação no sul do Piauí, com foco na industrialização da produção agrícola. Entre eles estão a primeira usina de etanol de milho em Uruçuí e a chegada da Friago, uma das maiores produtoras de frango do país, que instalará um frigorífico no município.
As iniciativas ampliam a cadeia produtiva, agregam valor aos grãos e reforçam a geração de empregos diretos e indiretos na região.
O senador Marcelo Castro avaliou o momento como uma nova fase do agro piauiense. “Agora, além de produzir soja e grãos, vamos produzir etanol e proteína animal. Isso significa mais valor agregado e empregos de qualidade, com impacto direto na vida das pessoas”, destacou.
Já o secretário estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, ressaltou a importância estratégica do Grupo Insolo para a economia do estado. Segundo ele, o grupo possui cerca de 250 mil hectares plantados no Piauí e mantém compromisso de destinar 1% de suas terras ao cultivo de arroz, o equivalente a cerca de 20% do consumo estadual.
“É um grupo fundamental para o desenvolvimento do Piauí. Participar do oitavo Dia de Campo da Insolo é acompanhar de perto um dos motores da economia brasileira”, concluiu.
Fonte: Revista40graus, Governo do Estado, mídias, redes sociais e colaboradores
