Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Programa Água Doce amplia acesso à água potável e prepara novos sistemas de dessalinização em 2026

Iniciativa já entregou 141 sistemas em 2025 e seguirá levando água de qualidade a comunidades do Semiárido e do litoral nordestino
Redação

O Governo do Brasil está preparando a instalação de novos sistemas de dessalinização no primeiro semestre de 2026 em comunidades do Semiárido brasileiro e do Nordeste. As ações fazem parte do Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e têm como objetivo ampliar o acesso à água potável em regiões afetadas pela escassez hídrica.

Foto: ReproduçãoPrograma Água Doce prepara instalação de novos sistemas de dessalinização
Programa Água Doce prepara instalação de novos sistemas de dessalinização

Somente em 2025, o programa registrou a entrega de 141 sistemas de dessalinização em nove estados do Semiárido. Pernambuco liderou o número de beneficiados, com 70 sistemas instalados. Também receberam equipamentos a Bahia (5), Ceará (11), Maranhão (3), Minas Gerais (8), Paraíba (6), Piauí (13), Rio Grande do Norte (22) e Sergipe (3).

Novas entregas em 2026

Para 2026, a programação prevê a inauguração de estruturas inéditas e a ampliação da rede de atendimento. Em fevereiro, o município de Galinhos (RN) receberá o primeiro sistema de dessalinização de água do mar do programa, que beneficiará cerca de 1,5 mil pessoas, além da implantação de aproximadamente 10 quilômetros de rede de distribuição de água.

Ainda no Rio Grande do Norte, está prevista para julho de 2026 a entrega de cinco novos sistemas, que devem atender aproximadamente 1,4 mil pessoas, em localidades que ainda serão definidas.

Em Pernambuco, a expectativa é de que 40 sistemas de dessalinização sejam entregues em março de 2026, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado. As estruturas serão instaladas nos municípios de Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Frei Miguelinho, Paranatama e Riacho das Almas, beneficiando cerca de 11,8 mil pessoas.

No Ceará, a previsão é de inauguração de cinco sistemas em abril de 2026, sendo dois em Araripe, dois em Aurora e um em Aracoiaba, com atendimento estimado para 1.475 pessoas. Já no Piauí, a entrega de cinco novos sistemas está prevista para maio, com quatro unidades em Dom Inocêncio e uma em Várzea Branca, alcançando o mesmo número de beneficiados.

Tecnologia e uso responsável

Segundo o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, os sistemas são implantados com atenção à operação adequada e ao uso consciente da água, garantindo benefícios de longo prazo para as comunidades atendidas.

“Os sistemas de dessalinização são implantados com foco na operação adequada e no uso responsável da água. O Programa Água Doce alia tecnologia, sustentabilidade e gestão comunitária para assegurar acesso contínuo à água de qualidade”, destacou.

Com a expansão prevista para 2026, o Programa Água Doce reforça seu papel como uma das principais iniciativas de segurança hídrica no Semiárido brasileiro, levando água potável a milhares de famílias e contribuindo para mais qualidade de vida nas regiões atendidas.

Fonte: Revista40graus, Governo Federal, mídias, redes sociais e colaboradores

Comente